Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)


Neste artigo expomos as principais ISTs e a respectiva análise da MTC.


As ISTs estão actualmente entre as doenças infecciosas mais comuns no mundo. São doenças infecciosas porque envolvem a transmissão de um agente infeccioso entre parceiros sexuais.
Existem mais de 30 agentes infecciosos responsáveis por ISTs e cerca de 448 milhões de novos casos de contágio são relatados todos os anos (OMS, 2011).
Dependendo da doença, as ISTs podem ser transmitidas mediante todos os tipo de actividade sexual.

Estas infecções são causadas por diferentes tipos de organismos, sendo que entre as mais comuns se encontram:









ISTs causadas por bactérias:

- Cancróide ou Cancro Mole (Haemophilus ducreyi);
- Clamídia (Chamydia trachomatis);
- Gonorreia ou Blenorragia (Neisseria gonorrhea);
- Granuloma Inguinal (Calymmatobacterium granulomatis, Klebsiella granulomatis);
- Sífilis (Treponema pallidum)


ISTs causadas por vírus:

- Herpes Genital (herpes simplex virus);
- Condiloma Acuminado (Vírus do Papiloma Humano – VPH);
- Hepatite B; VIH/SIDA (Vírus da Imunodeficiência Humana);
- Vírus do Molusco (Molluscum contagiosum)


ISTs causadas por protozoários:

- Tricomoníase Genital (Trichomonas vaginalis)


ISTs causadas por fungos:

- Candidíase (Candida albicans)


ISTs causadas por parasitas:

- Pediculose do Púbis (Pthirus pubis)

A maioria das ISTs tem como alvo principal os órgãos sexuais e a área imediatamente circundante.

Assim, alterações cutâneas, morfológicas, fisiológicas ou sensitivas destas áreas podem servir de aviso:
·      Mudança súbita de cor ou textura da pele;
·      Aparecimento de lesões cutâneas (pápulas, feridas, ulcerações, nódulos, tumefacções, etc.);
·      Prurido intenso, dor, ardor ou desconforto na zona genital;
·      Secreções anormais com cor alterada e de cheiro intenso que escoam da vagina ou da uretra;
·      Presença de sangue na urina e/ou nas fezes;
·      Dor pélvica, no baixo-ventre, ao urinar, ao defecar, ao ter relação sexual;
·      Parasitas visíveis na região púbica e circundante.

Apesar de alguns sinais serem facilmente identificáveis, como os enumerados acima, há que relembrar que muitas das ISTs podem permanecer assintomáticas, tornando o paciente num portador e transmissor de alto risco.
Assim, é de aconselhar a todos os pacientes sexualmente activos a realização de exames laboratoriais anuais. Se o paciente tem comportamentos de risco, como manter relação com vários parceiros sexuais, trabalhar em profissões relacionadas ao sexo, ser dependente de substâncias injectáveis ou pessoas que têm relações sem protecção, a realização dos exames deverá ser de 6 em 6 meses, no mínimo.




Infecções Sexualmente Transmissíveis causadas por bactérias:

As ISTs são frequentemente causadas por bactérias. Como o método de transmissão das ISTs é semelhante em todas elas, geralmente um indivíduo é infectado por mais do que um microorganismo patogénico durante o mesmo contacto sexual.
Por exemplo, cerca de 50% das pessoas que contraem Gonorreia, também são infectadas por Clamídia.
O diagnóstico é feito por exame laboratorial, o preservativo é recomendado para a sua prevenção e o tratamento é feito por meio da administração de antibióticos.

A lista que se segue enumera as ISTs mais comuns, a sua causa, e outras infecções que podem ser transmitidas na ocasião do contacto sexual que não são consideradas ISTs primárias por muitos investigadores.

Cancróide ou Cancro Mole (Haemophilus ducreyi) - período de incubação de 2 a 5 dias
Principais Sinais e Sintomas: Lesões dolorosas ou não (úlceras e feridas) com fundo branco ou amarelo purulento e fétido, bordas irregulares, consistência mole e cor avermelhada. Em geral as lesões apresentam-se nos órgãos sexuais externos, mas podem localizar-se no ânus e, raramente, na garganta, língua, boca e lábios. As feridas do cancro mole são auto-contagiantes, bastante contagiosas e podem ser múltiplas. Quando a região da virilha é acometida, há dor ao abrir as pernas.

Clamídia (Chamydia trachomatis) - período de Incubação de 14 a 21 dias
Principais Sinais e Sintomas: Caracteriza-se por corrimento ou secreção translúcida (como clara de ovo) não abundante nos órgãos genitais e/ ou olhos. São comuns sintomas como ardor e dor na uretra ou vagina. O não tratamento da infecção pode resultar em consequências graves como gravidez ectópica, infertilidade e doença inflamatória pélvica. Muitas pessoas infectadas não apresentam qualquer sinal ou sintoma, mas transmitem a infecção a seus parceiros e as mulheres ao recém-nascido. Frequentemente a infecção atinge a vagina, o pénis, o colo do útero, o sistema urinário, o recto, os olhos e a boca.

Gonorreia ou Blenorragia (Neisseria gonorrhea) período de Incubação de 10 dias
Principais Sinais e Sintomas: Nas mulheres a infecção geralmente instala-se no colo do útero, de onde é percebida uma secreção branca, amarela ou menos frequente, transparente, de odor fétido. Propaga-se ao útero, trompas de Falópio, ovários e recto. Quando a infecção está na uretra, a mulher sente ardor ao urinar e intensa secreção purulenta que sai espontaneamente. Se a infecção avançar para a bexiga, é possível que ocorra cistite e sangue na urina. São possíveis dores pélvicas intensas e dor durante à relação sexual. Nos homens, a infecção geralmente se instala na uretra, de onde é expelida espontaneamente uma secreção branca, amarela ou transparente, de odor fétido. Há maior necessidade de urinar, ardor e dor na glande. Há casos em que a gonorreia é acompanhada por lesões em torno do órgão genital. O orifício uretral torna-se inchado e avermelhado.

Granuloma Inguinal (Calymmatobacterium granulomatis, Klebsiella granulomatis) de 3 dias a 6 meses.
Principais Sinais e Sintomas: Em geral, surge um primeiro nódulo vermelho e indolor que aumenta progressivamente até formar a ulceração. A lesão pode espalhar-se a outras áreas do organismo. O interior da lesão é mole, vermelho e exala um odor fétido, sangrando com facilidade. Nos homens as lesões têm maior incidência no prepúcio e na glande do pénis, no orifício da uretra, no escroto e na região inguinal (virilha). Nas mulheres, as lesões têm maior incidência na vulva, na vagina, no colo do útero e na púbis. Em homens e mulheres, as lesões podem se apresentar na face, na mucosa oral, no ânus e nas nádegas.

Sífilis (Treponema pallidum) período de Incubação de 1 semana a 3 meses
Sinais e Sintomas: Após o período de incubação, em média de 21 dias, surge uma lesão ou úlcera arroxeada chamada cancro, com base endurecida, fundo liso e brilhante. É mais comum nos órgãos genitais, mas pode aparecer noutros locais do corpo, como na língua, nos lábios, no recto, no ânus, na garganta, nos dedos, nos olhos e praticamente em qualquer lugar da pele. Os gânglios linfáticos podem inchar, sobretudo na virilha e no pescoço. Eventualmente os sintomas desaparecem nesta etapa, mas a bactéria continua no organismo.


Infecções Sexualmente Transmissíveis causadas por vírus:


Homens e mulheres de todas as idades, etnias e estratos sociais podem ser afectados pelas ISTs. Tem-se notado um aumento de casos de ISTs nos anos mais recentes. Isto é facto parcialmente porque as pessoas estão a tornar-se sexualmente activas cada vez mais novas, porque têm múltiplos parceiros sexuais e porque não usam métodos preventivos que baixam drasticamente a probabilidade de adquirirem uma IST. Frequentemente a IST pode estar presente sem causar sintomas, especialmente em mulheres (por exemplo, Clamídia, Herpes Genital ou Gonorreia).
Os problemas de saúde e as consequências a longo termo das ISTs são tendencialmente mais severas nas mulheres do que nos homens.

O uso de preservativo é sempre recomendado como método de prevenção e suspeita de contaminação deverá ser resolvida consultando um médico.

Os Vírus são uma das principais causas destas infecções. Seguem-se alguns exemplos:

Herpes Genital (herpes simplex virus)
Principais Sinais e Sintomas: A primeira manifestação da virose geralmente é a mais grave e dolorosa. A pessoa pode ter febre e dores de cabeça. Há ardor, prurido e aumento da sensibilidade no local onde se está a formar uma lesão. Em algumas horas surgem erupções na pele que aumentam gradativamente de tamanho e há secreção em seu interior. Comummente após 1 dia a erupção rebenta e forma uma crosta, em um processo bastante doloroso. Quando não há tratamento, a dor continua por aproximadamente 10 dias e a pele retorna ao aspecto normal somente em 14 dias.

Condiloma Acuminado (Vírus do Papiloma Humano – VPH)
Principais Sinais e Sintomas:
Uma pessoa pode estar infectada pelo vírus e não apresentar sinais da doença.
Já outras, ao serem infectadas, desenvolvem uma verruga com superfície granulosa que tende a se multiplicar ou desaparecer (mas pode reaparecer). As verrugas são auto-contagiantes, de modo que o contanto de uma verruga com outra região do próprio corpo (ou do parceiro) faz com que se multiplique. Alguns condilomas quando não tratados podem ter grandes dimensões, comprometendo a micção e a defecação. É possível haver ardor, prurido e sangramento.

Hepatite B
Principais Sinais e Sintomas:
Alterações do olfacto e paladar, falta de apetite, náuseas, vómitos, cansaço, mal-estar, artralgia, dor abdominal, cefaleia, febre baixa, inflamação no fígado, pele ou olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Após 15 dias aproximadamente os sintomas tendem a diminuir e após 6 a 8 semanas podem desaparecer. A modalidade aguda da doença é fulminante e registra uma mortalidade em 60% dos casos.


VIH/SIDA (Vírus da Imunodeficiência Humana)
O doente infectado pelo VIH vai ficando progressivamente fragilizado e pode contrair várias doenças que o podem conduzir à morte. Estas doenças são designadas por “oportunistas”, uma vez que, por norma, não atacam as pessoas com um sistema imunitário saudável. O VIH é um vírus bastante poderoso que, ao entrar no organismo, dirige-se ao sistema sanguíneo, onde começa de imediato a replicar-se, atacando o sistema imunitário destruindo células específicas defensoras do organismo, os Linfócitos T4 ou CD4. Quando entra no organismo, pode aí permanecer “silencioso” ou “escondido” durante meses ou anos e ir fazendo estragos no sistema imunitário. Contudo, o VIH não é estável e não sobrevive muito tempo fora do sangue e do corpo humano.

Vírus do Molusco (Molluscum contagiosum)
Principais Sinais e Sintomas:
Em cada ponto do corpo por onde penetram os vírus forma-se uma pápula, ou seja, uma elevação circunscrita da pele. O período de incubação, ou seja, o período de tempo que uma pápula necessita para se formar após o contágio, varia entre as duas e as seis semanas. As pápulas originadas pelo molusco contagioso são muito típicas, já que são elevações cutâneas redondas, brilhantes e com a mesma cor da pele, medindo normalmente entre 2 a 10 mm de diâmetro, constituídas por um poro central que, caso seja pressionado nas extremidades, emana uma secreção branca semi-sólida de aspecto semelhante ao leite coalhado. Para além disso, não provocam ardor nem dor.



Infecções Sexualmente Transmissíveis causadas por protozoários, fungos e parasitas:

A lista que se segue enumera as ISTs consideradas, por alguns autores, as mais comuns causadas por protozoários, fungos e parasitas. Existem no entanto outras infecções que podem ser transmitidas por via de contacto sexual, mesmo que esta não seja a sua via primária de transmissão. A luta constante para travar a disseminação deste tipo de infecções continua a nível mundial. Infelizmente e ao contrário do que seria previsto, estas infecções continuam a proliferar e a afectar cada vez mais pessoas em todo o mundo e, acredite-se cada vez mais os jovens.


Protozoários:

Tricomoníase Genital (Trichomonas vaginalis)
Principais Sinais e Sintomas: Os homens não apresentam sintomas e não sabem que estão infectados. Muito raramente há manifestação de irritação no pénis, dor e ardor ao urinar. Nas mulheres há secreção vaginal abundante, semelhante a espuma, de cor creme ou esverdeada. Geralmente o odor é fétido. Há prurido e irritação na vulva e no períneo, dor pélvica em algumas situações, dificuldade de urinar e mucosas vulvares avermelhadas.


Fungos:

Candidíase (Candida albicans)
Principais Sinais e Sintomas: Prurido intenso, dor na penetração durante a relação sexual, ardor durante a micção, fissuras na pele, corrimento vaginal semelhante à nata do leite, e vagina e colo do útero cobertos por placas brancas ou branco acinzentado. Na mulher a vulva e a vagina ficam inchadas e avermelhadas, e as lesões podem atingir o períneo e a região inguinal. Durante a menstruação e na relação sexual os sintomas se intensificam. No homem a glande e o prepúcio ficam avermelhados e surgem pequenas lesões avermelhadas e pruriginosas.


Parasitas:

Pediculose do Púbis (Pthirus pubis)
Principais Sinais e Sintomas:
Também conhecida por Ftiríase ou popularmente por "chato". É uma Ectoparasitose da classe dos piolhos que infesta a parte externa da região púbica, pêlos do ânus, coxas e do baixo abdómen; eventualmente pode atingir as axilas e a barba. Aparecem em 1 a 2 semanas após a exposição ao parasita. Há prurido intenso na região genital. Podem ser observados pequenos pontos na pele feitos pelos piolhos para se alimentar.
É imperativo que todos os técnicos de saúde, terapeutas e mesmo outros técnicos que lidam diariamente com pessoas a um nível, digamos, mais íntimo e confidencial, estejam preparados para reconhecer, informar, aconselhar e apoiar as pessoas no que diz respeito a estas doenças de índole infecto-contagiosa e não só as sexualmente transmissíveis.
O uso de preservativo e uma rigorosa higiene íntima diária são imprescindíveis para a prevenção destas infecções. O diagnóstico final e comprovativo das ISTs é na maior parte dos casos feito apenas mediante testes laboratoriais ao sangue, urina e outros tecidos do organismo.





Infecções Sexualmente Transmissíveis à luz da MTC:

A maioria das ISTs tem como alvo principal os órgãos sexuais e a área imediatamente circundante. Assim, alterações cutâneas, morfológicas, fisiológicas ou sensitivas destas áreas podem servir de aviso: Mudança súbita de cor ou textura da pele; Aparecimento de lesões cutâneas como pápulas, feridas, ulcerações, nódulos, tumefacções, etc.; Prurido intenso, dor, ardor ou desconforto na zona genital; Secreções anormais com cor alterada e de cheiro intenso que escoam da vagina ou da uretra; Presença de sangue na urina e/ou nas fezes; Dor pélvica, no baixo-ventre, ao urinar, ao defecar, ao ter relação sexual; Parasitas visíveis na região púbica e circundante.
A Medicina Tradicional Chinesa atribui a causa das ISTs aos factores patológicos externos, o Vento, o Frio, a Humidade, o Calor, a Secura, e o Fogo. Além dos factores externos a força do Qi Correcto é fundamental, pois permitirá ou não a entrada dos factores externos no organismo. Algumas destas doenças foram já vistas à luz da MTC e existem padrões de desarmonia reconhecidos e bem estudados. De qualquer forma, o método de diagnóstico diferencial da MTC permite-nos, quando bem realizado, chegar sempre a um diagnóstico, consequente diferenciação de síndromes, princípios terapêuticos e a um correcto tratamento da desarmonia do paciente.

De seguida apresentam-se os vários padrões de desarmonia atribuídos a algumas das ISTs discutidas anteriormente.

Gonorreia
Principais síndromes associadas:
Invasão do Aquecedor Inferior por Humidade-Calor; Excesso de Calor no Coração; Deficiência do Baço com acúmulo de Humidade; Estagnação de Qi e Sangue no Aquecedor Inferior; Deficiência da Essência; Deficiência de Yang; Calor-Humidade do Fígado e Vesícula Biliar.

Sífilis
Principais síndromes associadas:
Estágio I da doença: Calor-Tóxico que invade o Pulmão e o Baço-Pâncreas; Calor-Humidade a obstruir o meridiano do Fígado;
Estágio II da doença: Calor-Tóxico no Sangue; Calor Tóxico nos Tendões e Ossos; Estágio III da Doença: Deficiência de Yin do Rim e Fígado (3º estágio); Deficiência de Yang do Rim e do Coração.

Condiloma Acuminado (Vírus do Papiloma Humano – VPH)
Principais síndromes associadas:
Humidade Calor no Aquecedor Inferior; Deficiência de Yin com estagnação do túrbido; Deficiência do Qi do Baço-Pâncreas.

Herpes Genital (Herpes simplex)
Principais síndromes associadas:
Estágio inicial da infecção: Invasão externa por Humidade-Calor Tóxico;
Surtos subsequentes:
Calor-Interno latente, despoletado por deficiência do Qi Correcto e/ou por Humidade-Calor do interior.

Estes foram alguns exemplos de como os padrões nas ISTs podem variar, desde invasões externas, a deficiências internas que podem viabilizar as invasões externas e desenvolver padrões que se identificam com as ISTs.

A grande vantagem da MTC é a de que o seu método de diagnóstico permite ao especialista diagnosticar e diferenciar a doença e a síndrome. Mesmo que não haja conhecimento prévio de como a doença de manifesta ou se desenvolve, o especialista de MTC consegue sempre a diferenciação da síndrome ou síndromes, o que lhe permite construir não só um princípio de tratamento mas também, uma estratégia de tratamento do paciente, prevendo os possíveis desenvolvimentos da doença.




Artigo realizado por João Pedro Soares


Onde posso fazer um teste de VIH/SIDA?
(Lisboa)

É possível fazer um teste de VIH/SIDA recorrendo aos Centros de Aconselhamento e Detecção de VIH (CAD), pedindo ao médico de família ou a um médico particular e nos centros de rastreio. Em Lisboa, na Lapa, existe um Centro de Rastreio Anónimo com teste gratuito
(Tel:21 393 01 51)


Consulta de Doenças Sexualmente Transmissíveis (Lisboa)



Postagens mais visitadas